Fotos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

História do balonismo

A ideia básica que está por de trás dos balões de ar quente já existe há muito tempo. Arquimedes, um dos maiores matemáticos da Grécia Antiga, descobriu o princípio da flutuabilidade há mais de 2 mil anos atrás, e concebeu que as máquinas voadoras eram suspensas por uma força.

Em 1709 o padre Bartolomeu de Gusmão, de origem brasileira, fez as primeiras experiências com um balão de ar quente em Portugal, contudo as suas experiências não tiveram seguimento. Foi preciso esperar por 1783, quando se realizaram os primeiros voos com sucesso, em Paris, pelos balões de ar quente projectados pelos irmãos Montgolfier, Joseph e Jacques.
Actualmente servem para divertimento e como meio de observação meteorológica, de infravermelhos, raios gama e ultravioletas.
A primeira travessia transatlântica em balão foi realizada entre 11 e 17 de Agosto de 1978 por uma tripulação norte-americana. Em Março de 1999, o suíço Bertrand Piccard e o britânico Brian Jones completaram a primeira volta ao mundo a bordo do Breitling Orbiter III.

João Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário